Muito se fala em resiliência no mundo corporativo, mas talvez nem todos tenham conhecimento do real significado.
Segundo a American Psychological Association define como o “processo e resultado de se adaptar com sucesso a experiências de vida difíceis ou desafiadoras, especialmente através da flexibilidade mental, emocional e comportamental e ajustamento a demandas externas e internas” (APA, 2010, p. 809).
Já Sabbag (2012) “resiliência é competência de indivíduos ou organizações que fortalece, permite enfrentar e até aprender com adversidades e desafios. É uma competência porque pode ser aprimorada: reúne consciência, atitudes e habilidades ativadas nos processos de enfrentamento de situações em todos os campos da vida”
Resumindo, é a habilidade e a competência de superar os momentos difíceis, através do controle mental, emocional e comportamental, e assim tornando todo o processo um grande aprendizado.
Mas afinal, como ter resiliência?
É extremamente importante que se faça a leitura do momento vivido, olhar de fora da situação, ter os pés no chão. É neste momento que a razão fala mais alto, senão a emoção te fará ter uma visão distorcida da realidade. Cada pessoa tem uma percepção única de cada situação, por isso ouvi-las pode te ajudar a entender melhor o cenário, procure pessoas que você confie.
Avalie quais são suas alternativas, mas não deixe a emoção de lado, avalie para cada opção qual seria o sentimento atrelado. Antes de tomar alguma decisão, se possível compartilhe com outra pessoa que não tenha nenhum tipo de impacto com sua escolha, com uma visão neutra poderá te ajudar na escolha.
Lembre-se, em alguns momentos da vida teremos que dar um passo atrás e teremos ônus, importante avaliarmos o quanto amadurecemos a cada decisão e o quão mais fortes ficamos para enfrentar outras situações difíceis.