Você já sabe o que é o feedback, mas e o feedforward?

Pois é, hoje em dia fala-se muito em feedback,  todos querem constantemente saber como estão indo, inclusive o e-carreira, nos escreva, clique aqui.

O feedback,  como o próprio nome já diz “back“, algo que ficou pra trás, que já passou. Justamente por isso, muitas vezes é encarado como crítica, o que faz com que sua efetividade no sentido positivo seja anulada.

Eis que surge o feedforward, que não veio para desbancar o feedback e sim para complementá-lo. Veja, o feedback nos permite identificar como estamos agora, em relação as ações que se passaram, ou seja, nos posiciona. Já o feedforward serve para nos direcionar a partir de uma necessidade identificada, é o coaching para o futuro.

Como já mencionado na sessão Projeto de Carreira, para começar a se planejar para o desenvolvimento da carreira é preciso ter o autoconhecimento, e o feedback ajuda bastante neste item.

Pensando no futuro,  o feedforward ajuda a orientar quem está o recebendo a obter os direcionamentos dos comportamentos que precisam ser melhorados ou otimizados, assim como as atividades que podem ser melhoradas ou potencializadas, ou ainda inclusão de novas atividades, melhora a relação líder e liderado, uma vez que a postura tomada é positiva em relação ao crescimento do liderado.

Desta forma, inicia-se o distanciamento do julgamento possivelmente gerado no feedback e a aproximação da orientação através do feedforward. Assim o líder consegue exercer um de seus papéis na essência, de orientar e colaborar no crescimento dos liderados.

Felizmente já existem muitos líderes que mesmo sem saber deste conceito já o aplicam 🙂

Marshall Goldsmith realizou pesquisas sobre o tema e fala mais a respeito no vídeo abaixo, assista:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s